Este artigo tem como objetivo orientar os usuários sobre como realizar o cadastro de unidades no EPA. Aqui serão apresentadas as informações necessárias, as permissões exigidas, garantindo uma configuração correta da estrutura gerencial no sistema.
Caso tenha interesse em conhecer o conceito de Unidade Gerencial, acesse Conceito Unidade Gerencial.
-
Quem pode executar essa funcionalidade
A funcionalidade pode ser executada por colaboradores das equipes de TI, Qualidade ou Planejamento, desde que estejam designados para realizar a parametrização de acesso ao sistema.
Para realizar o cadastro de unidades e liberação de acesso das unidades, o usuário deve possuir as seguintes permissões:
-
Unidade Gerencial
-
Componente de Desempenho
-
Super Usuário
-
Gerenciar Usuário
-
Cadastrar Usuário
-
Perfil de Usuário
-
1- Como cadastrar a unidade
Para cadastrar uma unidade, no menu do EPA, acesse Engrenagem > Unidade Gerencial.

Na sessão Cadastro de unidade gerencial

Preencha os campos conforme descrito abaixo.
- Nome da Unidade
Informe o nome da área ou departamento da organização. - Abreviação (opcional)
Informe a abreviação ou sigla utilizada para identificar a área ou departamento na organização. - Código Externo (opcional)
Informe o código externo de identificação da Unidade Gerencial. - Perfil Padrão para Importação (opcional)
Utilizado quando existe integração de usuários com outro sistema ou com o Active Directory (AD). Nesse caso, durante a importação, o sistema aplicará automaticamente o perfil padrão configurado para essa unidade gerencial. - Unidade Gerencial Pai
Selecione a área ou departamento hierarquicamente superior à unidade que está sendo cadastrada.
Caso esta seja a primeira unidade da hierarquia, o campo pode ser deixado em branco. - Qual UEN pertence? (Filial)
Selecione a UEN à qual a unidade gerencial pertence. - Ativo
Marque esta opção para que a unidade fique ativa no sistema. - Unidade Estratégica de Negócio (Filial) (opcional)
Marque esta opção caso a unidade que está sendo cadastrada seja uma filial. Essa configuração é utilizada principalmente em cenários com múltiplas empresas. Exemplo, Hospital X e Hospital Y, dessa forma cada um deles é sinalizado como unidade estratégica de negócio e a sua hierarquia pode ser separada. Facilitando no campo de buscas do sistema. - Moderadora Ouvidoria (opcional)
Marque esta opção se a unidade for uma unidade moderadora do módulo de Ouvidoria.
Essa configuração é utilizada quando diferentes áreas da empresa utilizam o EPA Ouvidoria para registrar, gerenciar e acompanhar interações com seus públicos. Nesse cenário, é necessário parametrizar quais usuários poderão incluir e visualizar registros em cada unidade gerencial.
Para mais informações, consulte o artigo Configurar Unidade Moderadora – Ouvidoria. - Moderadora Ocorrência (opcional)
Marque esta opção se a unidade for uma unidade moderadora do módulo de Ocorrências.
A Unidade Moderadora é utilizada para organizar e restringir o acesso às ocorrências, especialmente em ambientes com múltiplos departamentos da Qualidade ou setores responsáveis por Não Conformidades.
Para mais detalhes, consulte o artigo Ocorrências – Utilizar Unidade Moderadora.
Ao finalizar, clique em salvar.
- 2- Vinculação ao Componente de Desempenho
Após cadastrar a unidade, caso exista mais de um componente de desempenho no ambiente, será necessário vincular a nova unidade ao componente de desempenho correspondente.
Se houver apenas um componente de desempenho, a unidade será vinculada automaticamente pelo sistema.
Para saber como realizar esse vínculo, consulte o artigo: Planejamento – Componente de desempenho – Incluir/excluir e vincular unidade gerencial.
- 3- Liberação de acesso aos usuários Após criar a unidade e vinculá-la ao componente de desempenho, é necessário acessar o cadastro dos usuários ou o cadastro de perfil de usuário, entrar na aba Unidades Gerenciais e liberar as permissões necessárias, para que os usuários possam visualizar e utilizar a nova unidade no sistema.


Na aba Unidades Gerenciais, cada coluna possui uma funcionalidade específica. Entenda abaixo o papel de cada uma delas:
- Coluna E – Unidades Estratégicas: Define as unidades às quais o usuário terá acesso para o acompanhamento da execução da estratégia.
Essa configuração é utilizada no módulo de Planejamento, incluindo: Painel de Indicadores, Plano de Ação, Reuniões. - Coluna D – Unidade Estratégica Padrão: Define qual será a unidade padrão do usuário nos filtros de Unidade Gerencial do EPA.
- Coluna P – Unidades que o Usuário Pertence: Indica a unidade de trabalho do usuário.
Essa configuração é utilizada nos seguintes módulos: Solicitações, Riscos. - Coluna C – Unidades com quem o Usuário se Comunica: Define as unidades com as quais o usuário pode se comunicar e atribuir responsabilidades.
Permite encaminhar e receber atividades entre unidades.
Utilizada no Módulo Portal. - Coluna G – Unidades que um Gestor Gerencia: Define as unidades das quais o usuário é gestor, permitindo o acompanhamento das atividades dessas unidades.
Essa coluna é exibida apenas quando o usuário possui a permissão Gestor de Unidades Gerenciais.
Utilizada nos módulos: Ocorrências, Solicitações, Ouvidoria, Indicadores, Riscos…
