Como é calculado a conformidade dos Documentos ?
1 – O módulo de fornecedores realiza para cada fornecedor em acompanhamento um cálculo, para validar se os documentos vinculados e as avaliações realizadas deste estão em conformidade ou não.
1.2 Conformidade dos Documentos do Armário:
Para avaliar se um fornecedor está em conformidade com seus documentos publicados no armário, o EPA realiza algumas validações.
As validações realizadas serão listadas a seguir:
-
-
-
O(s) documento(s) deste fornecedor precisam existir no EPA e estarem vinculados ao tipo de documento relacionado na configuração do tipo de fornecedor;
-
-
-
O(s) documento(s) vinculado(s) no armário virtual deste fornecedor, não podem estar vencidos no EPA;
-
-
- Ou o(s) documento(s) vinculado(s) no armário virtual deste fornecedor, estar com campo de data de vencimento: vazio / sem informação no EPA.
-
Após essa validação inicial:
O cálculo regra de três é realizado para analisar se os documentos do fornecedor estão em conformidade com o percentual esperado ou não. Para o cálculo analisa-se:
-
-
Primeiramente é realizado a soma de todos os Pesos (relevância do documento) informados nos tipos de documento vinculados na configuração do tipo de fornecedor. Veja:
-
-
-
Após isso, é somado somente os pesos dos tipos de documentos vinculados no tipo de fornecedor, em que este fornecedor possui documentos publicados. Veja:
-
O próximo passo é realizar o cálculo Regra de 3:
A = Soma de todos os pesos dos tipos de documentos;
B = Soma dos pesos dos tipos de documentos em que o fornecedor possui documentos publicados.
Com o resultado deste cálculo gera um valor no formado percentual, onde o sistema apresenta o resultado em porcentagem da conformidade dos documentos deste fornecedor neste momento.
- A partir deste resultado obtido, o sistema realiza uma comparação deste com o valor da Nota conformidade Documentos, no tipo de fornecedor:
Concluindo:
- Se o resultado obtido for igual ou maior a Nota Conformidade Documentos, o fornecedor estará em conformidade com os seus documentos publicados no armário.
- Se o resultado obtido for Menor que a Nota Conformidade Documentos, o fornecedor não estará em conformidade com os seus documentos publicados no armário.
Veja:
Importante:
Caso algum documento do fornecedor do armário virtual esteja vencido, o EPA desconsidera o valor inserido no peso do tipo de documento deste, informado na configuração do tipo de fornecedor.
O valor do peso passa a ser: “0”, zero.
Veja onde os pesos são desconsiderados quando o documento relacionado está vencido:
Como é calculado a conformidade das Pesquisas/Avaliações?
2 – Para verificar se um fornecedor está em conformidade nas avaliações recebidas pelo avaliador responsável na empresa, o EPA realiza a seguinte validação:
2.1 Conformidade das Pesquisas/Avaliações:
-
- O EPA verifica qual foi a NOTA geral obtida nas respostas recebidas na última vez em que o avaliador responsável configurado respondeu este questionário. Esta média geral obtida pode ser verificada na visualização das respostas do questionário, veja como acessar em: Visualizar Respostas Individuais.
-
- O(s) questionário(s) em que o EPA realiza essa análise são as pesquisas vinculadas à configuração do Tipo de Fornecedor.
-
- Para verificar se o fornecedor está em conformidade ou não, o EPA compara a nota geral da última resposta recebida com o valor inserido no campo Nota Conformidade Pesquisas, configurado no cadastro do Tipo de Fornecedor.
Concluindo:
- Se o resultado obtido na Nota Geral da resposta da pesquisa for igual ou maior a Nota Conformidade Pesquisas, o fornecedor estará em conformidade em relação às avaliações recebidas sobre seus serviços prestados na empresa.
- Ou caso o resultado obtido na Nota Geral da resposta da pesquisa for menor que Nota Conformidade Pesquisas, o fornecedor não estará em conformidade em relação às avaliações recebidas sobre seus serviços prestados na empresa.
Veja:
Importante:
→ Só será considerado no cálculo da conformidade, a resposta da pesquisa alimentada pelo Avaliador configurado no cadastro do fornecedor. Caso não seja, o EPA não vai trazer a nota da pesquisa para o cálculo da conformidade do fornecedor.
→ Caso o fornecedor tenha duas ou mais pesquisas para sua avaliação, configuradas no tipo de fornecedor, o EPA ainda continuará considerando a Nota Geral das últimas respostas recebidas pelo avaliador responsável por estas avaliações.
Porém, o cálculo para avaliar a média das conformidades será a soma das notas gerais das últimas respostas recebidas, dividido pela quantidade de questionários.
Ex: Se houver três questionários configurados para avaliação do fornecedor, o cálculo será assim:
E após isso a validação é realizada, a fim de verificar a conformidade ou não comparando com o valor da nota configurada no tipo de fornecedor: .
Aproveite essa melhoria!
Qualquer dúvida ou sugestão para aprimoramento, estamos a disposição!