
Nesse artigo, você aprenderá como incluir, vincular e desvincular causas e consequências a riscos no EPA.
Acessando e editando um risco
Para vincular causas e consequências a um risco:
-
Acesse: Política de Qualidade → Riscos → Gestão de Riscos.
-
Clique na aba lista de riscos, selecione o risco desejado e clique em Editar.
-
Na página de edição, vá até a seção Causas e Consequências.
Na tela de edição do risco é possível incluir, vincular e desvincular as causas e consequências. Para adicionar uma nova causa ou consequência, clique em “+ Causa” ou “+ Consequência”, selecione o item desejado e a respectiva UG.
Veja:

Incluir Causa:

Se a causa ou consequência não estiver cadastrada no sistema, é só clicar no botão da tela modal “+ causa” / “+ consequência” e inserir a descrição.
Veja:

Se o risco tiver uma causa e consequência cadastradas, ao selecionar uma unidade no campo “Filtro Unidade Gerencial”, é possível identificar quais estão vinculadas a essa unidade, pois serão destacadas com um contorno azul.
Veja:

Agora para realizar o vínculo de uma causa ou consequência a uma unidade gerencial no risco, clique no ícone do triângulo e selecione “atualizar unidades”. Dessa forma, é aberto um modal para selecionar mais UGs.
Veja:

Para desvincular uma causa ou consequência das unidades gerenciais do risco, repita os mesmos passos acima e desmarque a UG que desejar do vínculo e clique em salvar.
Veja:

Para desvincular causas ou consequências de um risco, remova o vínculo de todas as unidades gerenciais que esteja nelas. Depois, clique no ícone do triângulo e remova.

Ainda há mais uma forma em que é possível vincular todas as Causas e Consequências já mapeadas no risco a uma nova unidade gerencial do risco. Quando incluir uma nova unidade gerencial para realizar análise/avaliação em um risco, o EPA apresentará uma mensagem perguntando se você deseja vincular a ela todas as causas e consequências já mapeadas àquele risco.
Veja:

Nesse artigo, você aprendeu a gerenciar causas e consequências no EPA, incluindo como incluir novos itens ou selecionar já cadastrados, como vincular e desvincular causas e consequências a unidades gerenciais e como gerenciar múltiplos vínculos de forma rápida e eficiente. Seguindo essas orientações, você garante maior controle e organização na gestão de riscos.
